segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pimenta síria (receita)

RENATAFRAIA enviou em 16/05/2010

Pimenta síria (receita)

A pimenta síria é muito fácil de fazer. É utilizada na maioria das receitas árabes como homus, kibe, esfihas (sfiha), tabule, coalhada seca, Shishbarak (capelete árabe) entre outras. Anote a pimenta síria,

RECEITA DE PIMENTA SÍRIA

Ingredientes

- uma parte de pimenta-do-reino preta
- uma parte de pimenta-do-reino branca
- uma parte de canela em pó
- noz-moscada em pó, uma pitada (opcional)

Como fazer a pimenta síria

- Misture homogeneamente partes iguais dos ingredientes da pimenta síria e use a pimenta síria normalmente em suas receitas, sobretudo em receitas árabes como esfihas, homus (pasta de grão de bico), kibes e coalhada seca.








Pimenta síria

INGREDIENTES

1 pacotinho de cravo moído
1 pacotinho de canela em pó
1 noz moscada ralada
1 colher de (sobremessa ) pimenta - do - reino em pó

MODO DE PREPARO
Misture tudo, peneire, e está pronto para usar
Guarde em vidro fechado







Ela é conhecida também como ba-har ou bahar. Trata-se de uma mistura de especiarias, geralmente cravo, canela, noz-moscada e pimenta-do-reino. Por isso ficou conhecida em francês como quatre epices e em inglês como four spices, ou mixed spice. Mas os ingredientes podem variar, dependendo da região onde é preparada, da maior ou menor disponibilidade deles e do gosto pessoal. Quando preparada em casa, aliás, é possível também dar destaque a um ou a outro componente simplesmente aumentando ou diminuindo a sua quantidade. Gengibre em pó, pimenta-da-jamaica e pimenta-do-reino branca podem substituir o cravo e a pimenta-do-reino, por exemplo. Por essa razão, é comum encontrar o tempero em muitos países igualmente com nomes como seven spices, sete pimentas, ou sete espécies. Os ingredientes da pimenta síria, depois de torrados e moídos, dão um pó marrom perfumado de sabor forte, mas não picante. O sabor da pimenta síria é muito próximo do da pimenta-da-jamaica (Pimenta officinalis), razão pela qual as duas às vezes se confundem. Mas não há motivo para isso, porque a segunda é o fruto de planta da família das mirtáceas cujo sabor lembra o da mistura de cravo com canela, pimenta-do-reino e noz-moscada. O nome pimenta síria é uma referência à cozinha sírio-libanesa, que consagrou a utilização do tempero em pratos que se tornaram populares em muitos países, incluindo o Brasil, como quibe e esfiha. O tempero pode ser usado tanto no preparo de pratos doces quanto de salgados. Alguns dos pratos salgados feitos com a especiaria são patês, terrinas, molhos, embutidos e pratos de caça. Já entre os doces estão pudins, bolos de especiarias e biscoitos.
Saúde
É bom para
Pessoas inapetentes, porque, quando utilizada com moderação, tem a capacidade de ativar as secreções salivares e também as gástricas e estimular o apetite.
É ruim para
Quem tem úlcera ou distúrbios gástricos - estes devem consumir com moderação, pois pode ter efeito irritativo, sobretudo quando contém muita pimenta-do-reino.
Como se escolhe
Pode ser encontrada moída também como ba-har ou bahar. O pó deve ter coloração marrom-escura e cheiro intenso. Observe se aparecem entre os ingredientes cravo, canela, pimenta-do-reino, noz-moscada e eventualmente pimenta-da-jamaica. São os ingredientes básicos, mas pode ter variações, como a inclusão de gengibre. Pode-se também comprar os ingredientes e preparar o tempero em casa. O resultado será ainda melhor, pois ficará mais saboroso e perfumado. Ao comprar a especiaria pronta, dê preferência à embalada em vidro escuro, que evita a perda de sabor e de aroma. Observe o prazo de validade e se a embalagem está bem vedada
Como se prepara
Ao preparar a mistura em casa, use partes iguais de cravo, canela, pimenta-do-reino, noz-moscada e, se quiser, pimenta-da-jamaica. Toste numa frigideira um pouco de cravo até exalar perfume. Faça o mesmo com partes iguais de pimenta-do-reino e da pimenta-da-jamaica, caso queira usá-la. Num pilão ou moedor, triture isoladamente as especiarias. Meça uma quantidade igual dos pós e junte a mesma quantia de canela em pó e noz-moscada ralada. Misture. Moa de novo ou só misture bem. Guarde num vidro escuro tampado. Mantido longe da luz, dura quatro meses. Use sempre com moderação, pois em excesso pode deixar sabor residual desagradável.
Minha receita
Experimente preparar esta abobrinha com pimenta síria. É muito fácil e ótima para servir como entrada ou acompanhando filé mignon grelhado. Pique 4 abobrinhas, com a casca, em rodelas não muito finas. Cozinhe-as no vapor até que estejam macias. Coloque as fatias em uma travessa. Tempere-as com 1 cebola roxa grande fatiada, sal, pimenta-do-reino branca moída na hora, azeite extravirgem, vinagre branco a gosto e 1 pitada de pimenta síria. Deixe na geladeira por 2 horas. Sirva.
Foto: MAURICIO CASSANO
Ficha Técnica





Um comentário:

  1. É se eu não adicionar a pimenta do reino na composição da Pimenta síria mesmo assim ficará Boa? Não posso ingerir pimenta porque tenho refluxo

    ResponderExcluir