segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O melhor hamburguer de todos os tempos

O melhor hamburguer de todos os tempos

null

Ó... não é porque a receita é do Claude Troisgros (minha paixão pública e declarada), nem é porque esse aqui especificamente fui eu mesma que fiz, mas olha, tenho que dizer... esse Hamburguer com Cebola ao Vinhofoi o melhor que comi ever! Não tem lanchonete fina na Vila Olímpia que bata, juro. E, ó... eu nem fiz a receita 100%, como manda o amado Claude, porque até ele já sabe que eu não presto e sou um caso perdido - insubordinação nas receitas é digamos, um traço da minha personalidade. Hohoho.

Eu sou uma alma bondosa e por isso vou passar a receita dele, tintim por tintim, e vou apontar no meio do caminho onde foi que dei meus pitacos, certo?

Pra começar, é preciso fazer aquela manteiga temperada (ele chama de manteiga de ervas mas eu acho que temperada é mais condizente) que eu já postei aqui, porque ela é o "recheio" do hamburguer. O restante é assim ó...

Hamburguer
Ingredientes: 400g de filé mignon, 200g de toucinho fresco, pimenta e sal.
Moa todos os ingredientes duas vezes e tempere. Faça os hambúrgueres e recheie com a manteiga de ervas. Grelhe dos dois lados e leve ao forno por 5 minutos para finalizar.


Bom, eu usei uma peça de patinho, muitíssimo limpa e moída 2 vezes, por isso abolí o toucinho que, segundo o chef, foi usada aqui só para dar a gordura que o mignon não tem. Como o patinho já tem essa gordura, ainda que em pequena quantidade, eu achei melhor não usar. A balança, claro, agradece :)

Bacon tostado
Ingredientes: 4 fatias de bacon
Coloque as fatias de bacon em um tabuleiro, cubra e deixe tostar no forno quente.


Eu também pulei o bacon tostado mas, sinceramente... acho que esse hamburguer não tem como ficar mais gostoso do que já estava. Deus é mais!

Cebola ao vinho
Ingrediente: 2 cebolas picadas, 3 dentes de alho amassados com casca, 1 bouquet garni, 1 colher de sopa de açúcar, 6 grãos amassados de pimenta do reino branca, 350ml de vinho tinto, 1 colher de sopa de creme de leite, 2 colheres de sopa de alcaparras lavadas, 1 colher de sopa de tomate seco picado
Coloque em uma panela a cebola, o alho, o bouquet garni, o açúcar, a pimenta e o vinho tinto. Reduza totalmente e deixe esfriar. Adicione o creme de leite e depois ponha o resto dos ingredientes.


Eu fui obediente nessa etapa e minha única alteração na receita original foi no creme de leite, que eu não tinha, e usei Maionese Helmanns Deleite e ficou muiiiito bom.

Montagem
Pão + Agrião +Batata chips ou frita
Grelhe o pão e coloque o agrião, o hambúrguer, o molho e o bacon tostado. Sirva acompanhado de batata chips ou frita.


Se eu fosse uma pessoa boa de verdade, teria feito as batatinhas assadas ou fritas mas eu me joguei na chips pronta mesmo e também foi lindo. 
Ah! E... fosse eu uma pessoa pheena e chique de doer, teria servido as batatinhas em uma mini Le Creuset, feito o insuportável do Claude, que quase me matou de inveja nessa hora. Eu coloquei as chips no prato mesmo e... foi lindo, mas ... poderia ter sido esplêndido. Rá! 



Sério, faça em casa porque não te arrependerás, eu prometo. Essa cebola ao vinho é uma coisa e casa perfeitamente bem com a carne - coisa de doido, vai por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário