segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PIZZA



Algumas dicas:

1 kg de farinha, o que resultava em aproximada 30 pizzas tamanho broto.

Durabilidade - as pizzas são embaladas em sacos de polipropileno e fechadas na parte superior com um selo grampeado.

A durabilidade das pizzas no freezer - testes que eu fiz - eu diria que deve chegar a uns 45 dias.

Elas mantém o sabor, textura e aparência por até uma semana.

Tomate é meio ingrato, pois ele libera água, mas dá para colocar, muito ralo,  mas tem que ser firmes.

Manjericão teoricamente não deveria, pois quando vai ao forno perde a cor e um pouco do sabor.

Cebola crua nunca - dê uma suada nela. Uma frigideira ou panela grande coloque no fogo inicialmente alto. Jogue as cebolas e salteie-as. Não fique mexendo. Uns 5 minutos assim devem resolver. Nunca calculei esse tempo.

Rucula e outras verduras, idem.

Muzzarela

Napolitana

Marguerita - me dou ao trabalho de enviar o manjericão em um saquinho

Calabreza - sempre em rodelas finas e fervo antes para sair o excesso de gordura e depois dou uma refogada com alho e pimenta calabreza, pois as linguias de hoje tem calabreza só no nome. Fica uma delícia e nunca chega crua no cliente, o que ajuda a conservação.

3 ou 4 queijos - muzzarela, provolone, gorgonzola e gruyére

Parma - muzzarela com presunto de parma - o presunto vai em fatias grosseiramente cortadas por baixo do queijo deixando aparecer um pouquiho

Caponata - berinjela, pimentão, tomate, cebola, alho, azeitonas pretas sem caroço, pimenta e orégano.

Ficou faltando o belo azeite extra-virgem e sal grosso moído na caponata. Dão todo o toque

Colocar tudo em uma assadeira, levar ao forno até a berinjela ficar al dente. Deixar esfriar. Para montar a pizza, um fio de azeite na massa, uma fina camada de muzzarela, um pouco da caponata e um charminho, um pouco de um bom parmezão em lascas por cima. É divina

Pizza branca - nada mais e do que a massa bem fina misturada com especiarias e queijo parmesão ralado grosso. Essa normalmente eu vendo um saco com 4 discos dentro. Excelente como aperito

Elas podem perfeitamente serem congeladas. O armazenamento no frezer pode ser feito normalmente.

As pizzas embaladas com isopor e filme plástico duram mais ainda e não precisam ser embaladas a vácuo. Já na hora de embalar, praticamente todo o ar sai de dentro.

Esclarecendo sobre as embalagens.

Os sacos de polipropileno são quase idênticos a sacos de celfane, só que um pouco mais resistentes.

Ãs  pizzas medem 16 cm de diâmetro. Então eu uso os sacos de 20 x 30cm.

Fica muito mais bonita a apresentação. O polipropileno tem o brilho e a transparência do celofane.

. Esse molho é denso, não fica escorrendo.

cebola que colocamos nas pizzas, o melhor processo é depois de fatiadas em rodelas colocar em recipiente com água fervente por alguns minutos, dessa forma sairá a acidez característica dela e o sabor fica maravilhooso, sem contar com aparência perfeita...

Colocar a cebola em água quente tem a finalidade de tirar aquela ardência dela e fica mais saborosa, porém não a desidrata, ou seja, ao ser colocada na pizza pré-assada para resfriamento ou congelamento, ou em qualquer outro recheio, ela liberará água.

Para isso não acontecer, vai aquela outra sugestão: suar a cebola. Não é COZINHAR. É somente suar. É como se colocasse em um desidratador.

No inicio fogo alto, depois baixinho por cinco minutos em panela bem grande sem deixar que elas se amontoem muito. dar umas salteadas na panela. Somente isso.




Massa de pizza




Esta receita de massa de pizza é muito simples de se preparar e ótima para saborear. Você irá se surpreender com o resultado.

1/2 kg de farinha de trigo
1 copo(s) de água morno(a)
30 gr de fermento biológico fresco
1/2 xícara(s) (chá) de óleo de soja
Sadia
quanto baste de sal


1 colher(es) (café) de açúcar



Dissolva o fermento na água morna. Junte o óleo, o sal e o açúcar. Vá adicionando a farinha e trabalhando com as mãos até obter uma massa homogênea. Caso necessite de mais farinha, pode colocar. Trabalhe esta massa por uns 15 min. ou até ficar lisa e soltando bolhas de ar. Deixe descansar por uns 40 minutos, coberta com um pano. Estique as pizzas, coloque em formas untadas, coloque os recheios, regue com azeite e asse em forno alto (pré-aquecido por 15 minutos) de 15 a 20 minutos cada uma.

Obs.: nunca coloque mais do que 3 colheres (chá) de sal

Uma dica especial de como fazer massa de pizza bem mais crocante: substitua 30 ml de água morna por cachaça de boa qualidade. Isso vai dar uma crocância espetacular na massa e não vai alterar o sabor!

Sobre Fermento:

Se for utilizar outro fermento que não o Fresco, observe bem as proporções indicadas nas embalagens, usualmente, um sachê de fermento seco (10 gr) equivale a 30 gr de fermento fresco.

Se quiser, antes de colocar o recheio, dê uma pré assada na massa (uns 15 minutinhos).








Nenhum comentário:

Postar um comentário