segunda-feira, 9 de setembro de 2013

KIBE

Kibe   Álvaro Rodrigues

500 g de trigo para kibe
6 dentes de alho crus espremidos
3 tabletes de caldo de carne (para o kibe de forno é 4 tabletes - como é kibezinho congelado cru colocamos 3 só porque todo o tempero inclusive o sal e realçado dentro do freezer)
750 ml de água fervente
500 g de patinho moído (2 vezes - a OMC aconselha usar acém moído agora)
2 cebolas grandes micro picadas (quase sumindo) - ou 4 cebolas médias
1 colher (chá cheia) pimenta síria
1 colher (chá) zaatar (eu não usei)
1/2 copo requeijão folhas de hortelãs (medir prensandinho - são 42 folhas frescas certinho das grandes), depois picar

Coloque750 ml de água fervente, nela dissolva 3 tabletes de caldo de carne e coloca os 6 dentes de alho espremidos. Despeje o trigo. Cubra com filme plástico, deixe de molho 1 hora no mínimo (em temperatura ambiente se quiser). Se quiser pode colocar na geladeira esse molho e usar só no dia seguinte. Não será preciso espremer o trigo nada em pano. Ele ficar reidratado no ponto. Nele misture a carne moída, a cebola (é montão), e os temperos: pimenta síria, zaatar (não usei) e as folhas de hortelã. Misture manualmente até ficar homogêneo.
Modelando - Coloque plástico aberto para facilitar (qualquer um, desde um saco para freezer aberto com tesoura ou filme plástico) sobre uma superfície reta ou tabuleiro. Vá modelando seus kibe prensando com a mão para ficar sem ar e perfeitos. A minha medida coquetel foi 1 colher de sobremesa de massa crua.

Congelamento em Aberto - Leve ao freezer para congelar em aberto. Depois de 2 horas viraram pedra. Ensaque e retire o ar.




Kibe



Ingredientes

01 pacote de trigo
1/2 kg de carne moída (patinho de preferência)
700 ml de água morna
01 colher (café) canela em pó (opcional)
02 cebolas
02 maços de Hortelã
04 dentes de alho
Pimenta de cheiro e sal a gosto

 Modo de Preparo:
Bata no liquidificador  todos os temperos e coloque na peneira para escorrer, Coloque o trigo em uma forma de bolo, para espalhar bem. Despeje a água morna e deixe tampado com um pano de prato por 40 minutos, (a quantidade de água tem quer ser essa, por que não precisa escorrer). Coloque a carne moída os temperos batidos e bem prensados e misture bem. Enrole no formato de quibe frite em óleo quente.

BOM APETITE!

Kibe Festinha
do Chef Álvaro Rodrigues

Rendimento Testado pela Priscila
52 Kibezinhos - tamanho 1 colher (sobremesa massa crua) modelada
cru modelado é grandinho - frito ele diminui de tamanho
500 g de trigo para kibe
6 dentes de alho crus espremidos
3 tabletes de caldo de carne (para o kibe de forno é 4 tabletes - como é kibezinho congelado cru colocamos 3 só porque todo o tempero inclusive o sal e realçado dentro do freezer)
750 ml de água fervente
500 g de patinho moido (2 vezes - a OMC aconselha usar acém moido agora)
2 cebolas grandes micropicadas (quase sumindo) - ou 4 cebolas médias (é tudo isso mesmo)
1 colher (chá cheia) pimenta síria
1 colher (chá) zaatar (eu não usei)
1/2 copo requeijão folhas de hortelas (medir prensandinho - são 42 folhas frescas certinho das grandes), depois picar

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Massa Crua de Kibe - Coloque na tigela 750 ml de água fervente, nela dissolva 3 tabletes de caldo de carne e coloca os 6 dentes de alho espremidos. Despeje o trigo. Cubra com filme plástico, deixe de molho 1 hora no minimo (em temperatura ambiente se quiser). Se quiser pode colocar na geladeira esse molho e usar só no dia seguinte. Não será preciso espremer o trigo nada em pano. Ele ficar rehidratado no ponto. Nele misture a carne moida, a cebola (é montão), e os temperos: pimenta síria, zaatar (não usei) e as folhas de hortelã. Misture manualmente até ficar homogeneo.

Modelando - Coloque plástico aberto para facilitar (qualquer um, desde um saco para freezer aberto com tesoura ou filme plástico) sobre uma superficie reta ou tabuleiro. Vá modelando seus Kibezinhos, prensando com a mão para ficar sem ar e perfeitos. A minha medida coquetel foi 1 colher de sobremesa de massa crua.

Congelamento em Aberto - Leve ao freezer para congelar em aberto. Depois de 2 horas viraram pedra. Ensaque e retire o ar.

Fritura - Para fritar tire uns 15 minutinhos antes. Frite em óleo novinho não muito quente. Deixe secar no escorredor de inox e depois no papel toalha de cozinha. A receita do Chef Álvaro não desmancha ao fritar.



Kibe quentinho todo mundo gosta! Até ai não é novidade.

A receita do Chef Álvaro é excelente! Não desmancha ao fritar, saboroso, faz do Kibinho frito em temperatura ambiente ser devorado aos monte.




Fonte: Receita antiga, foi ensinada pelo Chef Álvaro Rodrigues no dia 23-09-1998 no programa Note & Anote da Tv Record, época que a Ana Maria Braga ainda apresentada. Ele ensinou Kibe recheado (tipo Habib´s), Kibe Festinha (acima) e Kibe de Forno Recheado. A receita básica foi usada em todas versões, só que para cada versão tem segredinhos no preparo. Foi um show esta aula de Kibes do Álvaro!







Para 15 quibes:

Ingredientes:

Veja também como modelar risoles passo-a-passo clicando aqui.
Veja também como modelar coxinhas passo-a-passo clicando aqui.

1/2 kilo de carne moída (patinho)
200 gramas de trigo para quibe
uma pitada de canela em pó
uma pitada de louro em pó
uma pitada de noz moscada
2 colheres de azeite
sal e pimenta a gosto
óleo para fritar

Preparei assim:

Deixei de molho o trigo em água de um dia para o outro. No dia seguinte, escorri a água e espremi bem o trigo em uma peneira, para tirar o máximo de água possível.
Separei um terço da carne moída e refoguei em uma panela com o azeite, uma pitada de cada tempero e sal. Reservei.
À parte, misturei o restante da carne moída que estava crua com o trigo, os temperos e o sal. Aí vem o pulo do gato: Bati essa mistura no processador de alimentos.( Descobri nas minhas pesquisas que era preciso sovar muito bem a massa, como fazem os árabes, para que o trigo "soltasse a liga", e assim quando eu fosse fritar, os quibes não esfarelassem.).

 A massa após passada no processador   

  Os quibes, prontos para serem recheados.


A massa ficou muito boa para modelar os quibes. Sem grudar nas mãos,e não ficou quebradiça. Aí, foi só recheá-los com carne moída refogada e fritar em bastante óleo. O óleo deve estar bem quente.

Dicas extras: Dica da minha amiga Léia do Blog Receitas Culinárias: Ao invés de passar a massa no processador, como eu faço, esta também pode ser passada no moedor de carne.




Kibe de Queijo




Massa
2 xícara(s) (chá) de trigo para kibe
1 unidade(s) de cebola ralada(s)
2 unidade(s) de cenoura ralada(s)
1/2 xícara(s) (chá) de queijo ralado
1/2 xícara(s) (chá) de hortelã picada(s)
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
Sadia
Recheio
3 unidade(s) de tomate picado(s), sem pele(s), sem sementes
1 unidade(s) de cebola picada(s)
1 unidade(s) de pimentão vermelho picado(s)
1 dente(s) de alho picado(s)
200 gr de mussarela em fatias
1/2 xícara(s) (chá) de salsinha picada(s)
quanto baste de sal
Montagem
quanto baste de shoyu para pincelar


Massa

Lave bem o trigo, deixe de molho por 1 hora e a seguir, esprema bem.
Misture a cenoura, a cebola, o queijo ralado, a hortelã, o trigo, o óleo, o sal e a pimenta. Mexa bem. Reserve.

Recheio

Coloque em um refratário os tomates, a cebola, o pimentão, o alho, a salsinha e o sal. Tampe e leve ao micro-ondas por 4 a 5 minutos na potência alta. Reserve.

Montagem

Disponha em um refratário metade da massa reservada. Coloque por cima o recheio e as fatias de mussarela. Cubra com o restante da massa. Corte ligeiramente (1cm) em losangos. Pincele com shoyu. Tampe e leve ao micro-ondas por 10 minutos na potência alta.

Dicas

Untever vídeoo refratário para facilitar na hora de servir o kibe.





COZINHA DA MONICA BLOG DE CULINÁRIA E GASTRONOMIA COM RECEITAS, DICAS, CURIOSIDADES GASTRONÔMICAS E MUITO MAIS.

Quibe de forno recheado


Já fiz várias vezes quibe de forno, mas quando vi esta receita no blog "Arte na Cozinha", da querida Flávia, quis experimentar. E posso dizer que ficou melhor que os que eu já havia feito anteriormente. Fiz pequenas mudanças na receita da Flávia (clique aqui para ver a receita original). Gente! O acréscimo da canela como tempero, faz toda a diferença. Experimente que você não vai se arrepender. Já contei a estória de como resolvi acrescentar este condimento na minha receita de quibe aqui, lembram? O acréscimo da pimenta síria e do alho poró também é opcional, tá?
 

 Digo isso, porque muitas amigas, me dizem que às vezes deixam de preparar um prato, pois não têm um dos ingredientes, ou não conhecem o ingrediente e se sentem inseguras em utilizá-lo. Pode experimentar este quibe que você não vai se arrepender. Ficou muito bom!

Ingredientes:
200 gramas (2 xícaras de chá) de trigo para quibe
500 gramas de carne moída (patinho moído 2 vezes)
2 cebolas pequenas (uma para o tempero e outra para o recheio)
1 maço pequeno de hortelã
3 colheres de sopa de azeite para o tempero
suco de 2 limões
1 colher de chá de pimenta síria (opcional)
1 colher de chá de canela em pó (opcional, mas, para mim, faz toooda a diferença entre um quibe sem canela), e um quibe maravilhoso (com canela)
2 tomates grandes picados
1/2 talo de alho poró fatiado (opcional)
cheiro verde a gosto
1/2 colher de sopa de sal ou à gosto
200 gramas de mussarela ralada
um pouco menos que 2 xícaras de água fervente
azeite o suficiente para pincelar o quibe antes de ir ao forno

Preparo:
Coloque o trigo em uma vasilha e cubra com a água sem deixar excesso. Coloquei quase duas xícaras. Deixe descansar por meia hora.

 
Enquanto isso, prepare o tempero, batendo no liquidificador, uma cebola, o suco de limão, a hortelã, o azeite, o sal, a pimenta síria, a canela. Reserve.
Após o tempo de espera, adicione o trigo à carne moída e o tempero

Misture bem, com as mãos mesmo.

Deixe tomar gosto na geladeira em refratário coberto (pode cobrir com plástico filme também), por aproximadamente 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio. Misture o tomate, a cebola, o cheiro verde e o alho poró e tempere a gosto (coloquei sal e pimenta). Reserve.

Passado o tempo de espera para o quibe "tomar gosto", unte um refratário ou forma com azeite (utilizei uma forma de fundo removível), e coloque metade da massa do quibe.
Coloque o recheio de tomate, e por cima a mussarela ralada. 

Cubra com o restante da massa do quibe.

Pincele ou regue com azeite e leve ao forno pré aquecido 180 graus por aproximadamente 50 minutos ou até que a carne esteja cozida.

Espere esfriar um pouco para desenformar. Como eu não esperei, (porque gosto do quibe bem quentinho) não consegui desenformar muito bem. Só retirei o aro da forma removível e ficou assim como na foto no alto da página, mas na hora de cortar, não ficou "quadradinho". Porém ficou DELICIOSO! 


 Kibe

Ingredientes:
- 250 g de trigo para kibe
- 500 g de carne bovina moída duas vezes (patinho)
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- folhas de hortelã fresca (cerca de 12 galhinhos)
- 3 colheres (chá) de pimenta síria
- 4 colheres (chá) de sal

Carne moída duas vezes? Eu não tinha tempo nem vontade de visitar um açougue aqui em Orlando. Quase todas as pessoas compram a carne no supermercado como está acontecendo no Brasil. Então, achei que podia pedir para que a carne fosse moída duas vezes no supermercado mesmo. Chegando lá descobri que o supermercado não fazia este tipo operação para os clientes. Pensei em ir falar com o gerente, comprar uma máquina de moer carne e muitas outras coisas mais. Bobagem, pega a carne assim mesmo.


uma pimenta síria caseira. Bendita internet! Em poucos minutos já tinha a receita que eu achei aqui.

• 2 colheres (sopa) de pimenta da jamaica
• 1 colher (chá) de cravos da índia
• 1 colher (sopa) de pimenta do reino preta
• 1/2 colher (chá) de noz moscada ralada
• 1 colher (chá) de canela em pó


Comecei colocando o trigo de molho em água. Se na receita dizia uma hora em água fria, meia hora em água quente dava conta do recado. Enquanto isso fui preparando a pimenta e já comecei a espirrar. Pimenta síria pronta fui para o processador ralar a cebola e a hortelã, que no final, percebi que teria sido melhor usar mesmo o bom liquidificador(blender). Aqui nos EUA, como em todas as casas que eu conheço no Brasil, as pessoas tem um monte de aparelhos mas o que funciona mesmo é a batedeira e o liquidificador. :-)





KIBE


Você pode estar perguntando: "Mas o que tem de diferente este quibe, que o quibe do Habibs´s não tem?" rssss. Bem, além de muito sequinho e crocante por fora, e macio por dentro, o referido quitute tem um "tempero especial" (que eu concluí, ser uma mistura de louro em pó, noz moscada e "canela".)
O curioso é que eu nunca tinha feito quibes e sempre ouvi dizer que o maior problema era que na hora de fritar, eles desmancham. Aiai!! Mas, resolvi seguir a risca umas dicas pescadas aqui e ali e o resultado foi ótimo! Vamos à receita, então:
Veja também a receita de quibe recheado de forno aqui.
Para 15 quibes:

Ingredientes:

1/2 kilo de carne moída (patinho)
200 gramas de trigo para quibe
uma pitada de canela em pó
uma pitada de louro em pó
uma pitada de noz moscada
2 colheres de azeite
sal e pimenta a gosto
óleo para fritar

Preparei assim:

Deixei de molho o trigo em água de um dia para o outro. No dia seguinte, escorri a água e espremi bem o trigo em uma peneira, para tirar o máximo de água possível.
Separei um terço da carne moída e refoguei em uma panela com o azeite, uma pitada de cada tempero e sal. Reservei.
À parte, misturei o restante da carne moída que estava crua com o trigo, os temperos e o sal. Aí vem o pulo do gato: Bati essa mistura no processador de alimentos.( Descobri nas minhas pesquisas que era preciso sovar muito bem a massa, como fazem os árabes, para que o trigo "soltasse a liga", e assim quando eu fosse fritar, os quibes não esfarelassem.).
A massa após passada no processador 

Os quibes, prontos para serem recheados.

A massa ficou muito boa para modelar os quibes. Sem grudar nas mãos,e não ficou quebradiça. Aí, foi só recheá-los com carne moída refogada e fritar em bastante óleo. O óleo deve estar bem quente.

Dicas extras: Dica da minha amiga Léia do Blog Receitas Culinárias: Ao invés de passar a massa no processador, como eu faço, esta também pode ser passada no moedor de carne.






Nenhum comentário:

Postar um comentário